quinta-feira, 19 de setembro de 2013

[Review] guitarra Ibanez RG320dxfm

CONSTRUÇÃO:
A minha guitarra foi fabricada na Indonésia como consta em uma espécie de selo (pintado na madeira) de fabricação com o número de série e o modelo da guitarra, localizado na parte de trás do headstock. O corpo é de Basswood com acabamento em Flamed Maple Top na cor amarela, muito bonito. O braço é constituído por três peças de Maple com escala na cor escura (não sei qual a madeira da escala). As marcações são do tipo dente de tubarão. O braço se une ao corpo através de quatro parafusos na parte de trás. Os trastes são jumbo, muito bem colocados no braço, bem polidos e que conferem um conforto enorme à guitarra já que, ao meu ver, é necessário menos força para executar as notas no braço uma vez que você não precisa, efetivamente, encostar o dedo na madeira da escala.
Com exceção dos trastes, o hardware é de uma cor cromo-grafite, muito bonito. As tarraxas são bem firmes e a trava no nut faz o trabalho de segurar a afinação muito bem.
As ferragens estavam em excelente estado, que dão um charme todo especial à guitarra, com uma pequena exceção em pontos inferiores da borda dos captadores, mas nada demais também, de resto tudo ok.
Além de uma pequena (e põem pequena nisso) manchinha escura perto da chave comutadora de captadores, a guitarra não possui um arranhãozinho ou falha na pintura sequer. O acabamento é realmente primoroso. O cabo entra firmemente no Jack da guitarra, as ferragens trabalham muito bem e o braço é bem mais fino que o da minha strato – é bem verdade que já toquei em braços mais finos que o desta RG, como em duas Ibanez S Prestige, duas Di Castelli's (luthier aqui de Curitiba) e a Washburn (não sei o modelo, mas é bem antigo) de um amigo meu, mas em linhas gerais é um braço bem confortável e com fácil acesso à 24a casa.
Daria as seguintes notas:
Braço: 8,0
Ferragens: 9,0
Acabamento: 8,5
Uma média para a construção da guitarra (sendo bem criterioso) seria 8,5.


PONTE
A ponte é uma Edge III Pro. Sua cor é o cosmo crome (aquele grafite espelhado, que já tinha mencionado). Até o momento, tem se demonstrado bem eficiente. Mesmo sem dominar os fundamentos básicos da técnica, dei umas alavancadas brutas e a guitarra não desafinou, o que me deixou bem satisfeito, de modo que eu posso descer o sarrafo na guitarra que a afinação se mantém. A alavanca se prende suavemente à ponte através de um sistema de ímã (eu acredito que seja através de ímãs) não tendo, portanto, aquela rosca que pode espanar no futuro, dessa forma é necessário apenas encaixar a alavanca e pronto! Para tirar, basta apenas puxar que ela sai suavemente. Você pode virar a guitarra de cabeça pra baixo e balançar bastante que a alavanca não cai, mas um se você puxar ela sai suavemente. Adorei esse sistema, acho que é um ponto alto dessa ponte. Em resumo gostei demais dessa ponte, muito mesmo.
PONTE: 9,5.


CAPTADORES
Essa guitarra vem equipada com dois humbuckers da série Infinity (INF 3 no braço e INF 4 na ponte) que são, pelo que me disseram, captadores fabricados no Japão. O som é muito equilibrado, gostei bastante desses captadores. O cap da ponte se saiu melhor, em minha opinião. Em linhas gerais são captadores que apresentam bom sustain e timbre limpo regular. Quando a distorção é acionada aí sim eles estão em casa. Gostei muito desses caps com distorção de médio ganho, "a la Stevie Vai/Satriani/Santana" eles são ótimos. Para sons mais clássicos de hard-rock eles também são muito bons, mas para metal extremo ou sons mais limpos já há algumas dificuldades. A guitarra possui chave de comutação de captadores de 5 posições sendo:
1 – Cap do Braço
2 – Cap do Braço em paralelo
3- Os dois humbuckers ligados com as duas bobinas – única posição que posso dizer que apresenta um bom som limpo.
4- Os dos humbuckers ligados com apenas uma bobina, cada um.
5 – Cap da Ponte
Em resumo poderia dizer que são bons captadores, mas não são captadores definitivos. No futuro vou trocá-los. Mas por hora esses dois quebram um "galhão".
CAPTADORES: 7,5.


GERAL
A guitarra tem uma boa relação custo benefício. Tem uma construção que permite futuros upgrades, é confortável, tem um som encorpado e bem definido (exceção talvez ao captador do braço que me pareceu um pouco abafado, o da ponte é muito bom) com ótimo sustain. A guitarra tem ótimo acabamento, ponte boa (nos meus testes se saiu muito bem).
Se eu tivesse que dar uma nota para a guitarra, e sendo crítico, daria um 8,5 como média geral. Recomendo a todos que querem uma guitarra com esse perfil (braço fino, ponte tipo floyd e humbuckers).

                                                                                         (por
Little__)

Nenhum comentário:

Postar um comentário