Nome: Riley B. King
Local de Nascimento: Itta Bena, Mississipi, EUA.
Idade e Data de Nascimento: 84 anos, nascido em 16/09/1925.
B.B. King, o Rei do Blues, começou a tocar guitarra cedo, e quando era jovem tocava em esquinas por trocados, e chegava a se apresentar em quatro cidades na mesma noite. Hoje em dia, B.B. King – abreviação de Blues Boy King – já fez mais de 10.000 shows pelo o mundo inteiro, e continua tocando. A partir dos anos 50, King se tornou um dos nomes mais importantes do R&B, tendo aparecido no topo da Billboard inacreditáveis 74 vezes. Aos 81 anos de idade, King viveu uma vida plena e ativa. Ele é piloto licenciado, um conhecido jogador de Poker e também vegetariano – além de não beber nem fumar. Seus grandes sucessos lhe renderam milhares de conquistas no Grammy Awards.
Estilo e Técnica
Mestre do vibrato, B.B. King é admirado por solar com feeling e bom gosto. Seu som é caracterizado pelo uso de efeitos limpos, como chorus e reverb. Ele criou um estilo próprio com suas frases curtas e diretas.
Em seus solos – ele diz que procura contar uma história, e gosta de fazer sua guitarra soar como alguém cantando.
Nas palavras de B.B. ‘ Quando eu canto, eu toco na minha mente; na hora que eu paro de cantar com a boca, eu começo a cantar ao tocar Lucille’.
Em seus solos, cada nota é importante; ele só toca o necessário para dizer o que quer. Esse estilo único acabou por influenciar diretamente guitarristas como George Harrison, Jimi Hendrix e - Eric Clapton, com quem ele se uniu em 2000 para gravar o álbum ‘Riding With the King’.
Lucille, a guitarra de B.B. King
Nos anos 50, enquanto B.B. King estava tocando num bar em Twist, Arkansas, houve uma grande confusão entre os fãs. Dois homens começaram a brigar, e derrubaram um fogão de querosene, incendiando todo o local. King correu para o lado de fora com todo mundo, então se deu conta de que tinha deixado sua amada guitarra acústica lá dentro, e correu para dentro do bar em chamas para recuperá-la, por pouco escapando da morte. Quando mais tarde ele descobriu que a briga tinha acontecido por causa de uma mulher chamada Lucille, ele decidiu dar o nome a sua guitarra, para lembrá-lo de nunca fazer algo louco como brigar por causa de uma mulher. Desde então, cada uma de suas guitarras Gibson ES-355 é chamada de Lucille.
Influências: Frank Sinatra e T-Bone Walker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário