sábado, 14 de setembro de 2013

REVIEW DA PEDALEIRA Boss GT-8

1) SOBRE A FAMA DE SER COMPLICADA PARA MEXER: isso é lenda... nada que uma lidinha no manual não ajude... por sinal, aconselho seriamente a qualquer um que adquirir a GT-8 ler o manual na íntegra antes mesmo de ligar o aparelho... além do mais, todos que compram uma pedaleira deste porte fizeram pelo menos um teste de meia hora ou 40 minutos numa loja qualquer e já têm certa intimidade com o painel da bichinha (que por sinal parece um painel de avião e não uma pedaleira)... Outra coisa que ajuda neste ponto é a prática no dia-a-dia, quando você lê o manual uma vez e começa a fuçar, as coisas vão ficando muito mais claras e o uso fica até certo ponto intuitivo e básico... recomendo no início deixar sempre o manual por perto, num lugar de fácil acesso.

2) SOBRE A FAMA DOS PREAMPS / DISTORÇÕES NÃO SEREM BOAS: essa é uma pedaleira para quem gosta de fuçar... se você não tem paciência e tesão em descobrir timbres novos e diferentes possibilidades de combinar os sons e efeitos, essa pedaleira definitivamente não é pra você... Os preamps e distorções realmente não são as mil maravilhas como preset, ou seja, na regulagem que vieram de fábrica, mas quando a gente senta e começa a fuçar descobre combinações poderosíssimas e distorções muito violentas... (eu fiz uma aqui que dá até medo de ouvir de tão pesada, muito melhor do que qualquer preset que tenha vindo com a GT-8)... ou seja, o segredo dos preamps e distorçõe da GT-8 chama-se regulagem, paciência, equalização e muita muita muita vontade de criar sons novos)... para aqueles que reclamam dos preamps e distorção da gt-8 aconselho seriamente a não se restringir a usar o que a pedaleira oferece como preset, mas tentar criar seuas próprias regulagens e equalizações, com certeza vocês não vão se arrepender, ela faz sons fantásticos... para aqueles que não têm paciência recomendo adquirir a POD que já tem uma boa série de presets bons, mas não oferece muitas possibilidades de construção para novos.

3) SOBRE OS RECURSOS: muito bons...são milhares de recursos... acho que vou ficar a vida inteira para aprender a mexer em tudo aqui... uma coisa que eu gostei muito é a possibilidade de se trabalhar dois canais de preamp ao mesmo tempo, muito legal... a utilização dos canais de preamp também ajuda muito para montar patchs com bases e solos ao mesmo tempo.... a gt-8 já tem um recurso para ganho de volume para solo, mas é só isso, não apresenta possibilidade de se colocar nem reverb nem delay nem nada... se você quiser isso é interessante utilizar um outro canal do mesmo pat e acionar via pedal... o OUTPUT SELECT também é bem legal, onde você pode configurar para fones de ouvido e o som sai stereo se estiver utilizando fones na saída correta.

4) DICAS: para obter bons sons bons, é fundamental entender um pouco de equalizações, isso dá uma diferença animal entre o preset inicial e os sons que eu fiz.... outra coisa interessante é utilizar dois canais de preamp ao mesmo tempo jogando a saida para MONO, isso dá um peso animal no som, principalmente se você mexer no TONE que também ajuda a dar peso........ outra dica interessante é sempre procurar o melhor OUTPUT SELECT para seu equipamento... a simples alteração de um SMALL para JC120 RETURN já deu um peso animal para os meus timbres... eu não tenho JC120, tenho um ampzinho pequeno, mas achei os timbres com JC120 RETURN muito melhor do que SMALL, mesmo eu não utilizando o JC120 e muito menos no RETURN.
                   
                                                                                                                (por RonaldoRF)

Um comentário:

  1. Muito bom. Realmente tem que ter paciência mas acho uma das melhores pedaleiras!

    ResponderExcluir