terça-feira, 17 de setembro de 2013

[Review] da Gibson Les Paul Vintage Mahogany


Madeira: ela é toda em mogno. Três peças de corpo, duas de tampo. As madeiras dela são realmente muito boas, tem uma ressonância animal. O corpo dela é em câmaras (chambered body), o que a torna beeemmmmm leve (mais leve que minha fender strato). Isso é muito bom por um lado, pois minha antiga epipoca era muito pesada e desconfortável de tocar em pé. Já a gibson é um tesão de tocar, por ser levinha. É tão leve que me incomoda, falando agora do outro lado da história. É estranho ter uma Gibson leve, quando a gente tem na cabeça que todas são pesadas... Nota 9,8 (se ela fosse mais pesada, eu daria um 10, só pela sensação do peso no ombro....

Timbre: Bem, desplugada ela chega próximo de uma guitarra semi-sólida em termos de volume, não dá para fazer uma rodinha de violão com ela desplugada (heueheuheu), mas dá para estudar de boa. Plugada, ela é um sonho de tornando realidade... Os caps Burstbuckers pro dão todo o brilho que o mogno não dá, e o mogno dá todo o peso, os graves e médios que precisam para um timbre equilibrado. O resultado é uma guitarra elegante, por assim dizer, mas de saber muito bem descer do salto e partir pra porrada quando eu quero. Vou desde os timbres jazzísticos e de bossa nova na linha Roberto Menescal, passando por Beatles e chegando em Jimmi Page muito facilmente. Ainda sai Kansas dela (quem já ouviu Carry on my wayward son e pirou naquele peso de guitarra em plenos anos 70 sabe o que to falando). Nota 10

Versatilidade: Bem, já falei desse aspecto dela, Mas posso reafirmar que ela é realmente para todo tipo de música, talvez menos para metal, mas, na boa, não tenho a mínima intensão de tocar metal. Nota 10

Tarrachas: Gibson vintage, tipo tulipa. Nada a reclamar. Seguram a afinação mesmo, mesmo com meus bends de 2 tons... Muito boas! nota 10

Sustain: Engraçado as pessoas dizerem que o corpo em câmaras dá ressonancia mas tira o sustain. Na minha gibson, eu ouço muito bem o sustain dela até desplugada. Com distorção, a coisa é ifinita.... No site da Gibson eles dizem que o corpo e camaras não afeta o sustain da guitarra. Estou inclinado à afirmação deles. nota 9 (imagino que uma custom deve ter sustain a mais ainda...)

Conforto do braço: Impecável. Se eu soltar um pum na escala, é capaz de sair um nota, de tão confortável que é o braço. Nada a reclamar, ele me ajuda muito. nota 11! eheuheuehu

Acabamento: Simples, porem eficaz. É todo com o mogno . aparecendo. Dá pra ver todos os veios da madeira. A colagem é imprecionante. Tenho que chegar bem perto para ver onde estão as emendas. A guitarra cheira a madeira. Alias, as madeiras escolhidas para a minha deram um desenho no tampo dela muito bonito. Se alguem andou fazendo uma visita no site da two tone e viu uma gibson vintage mahogany, é a minha. Sem reclamações! Nota 9

                                                                                                                                         (por Philsp)


Nenhum comentário:

Postar um comentário