domingo, 22 de setembro de 2013

[GUITARRISTAS] Eric Johnson

Nome: Eric Johnson
Local de nascimento: Austin, Texas
Idade e data de nascimento: 55 anos, nascido em 17/08/54.
Quando começou a tocar guitarra: aos 11 anos.

Na adolescência Eric Johnson era guitarrista da banda de rock psicodélico Mariani. Eles lançaram um álbum com apenas 100 cópias, e hoje, um único disco chega a valer $3.000,00 para os colecionadores.

Quando eu ouvi Eric, ele tinha apenas 16 anos, e eu me lembro de ter desejado tocar assim naquela idade. Johnny Winter

Aos 21 anos ele entrou para o Eletromagnets, banda de jazz-rock com grande influência de Jimi Hendrix. Após o fim da banda, Eric Johnson formou o trio Eric Johnson Group, que chegou a gravar um ótimo álbum em 1978 - ‘Seven Worlds’ - mas, devido a inúmeros problemas, o álbum só foi lançado duas décadas depois.

O sucesso veio bem mais tarde, quando o superstar do pop, Prince, viu Johnson tocando na televisão e recomendou que a Warner Brothers o contratasse. Eles o fizeram. E em 1986, Eric Johnson lançou ‘Tones’, seu álbum de estréia em uma grande gravadora. Com o lançamento de ‘Ah Via Musicom’, em 1990 ele se tornou um “guitar hero” para muitos dos melhores guitarristas do mundo, e ganhou o reconhecimento de várias revistas de guitarra.

Eric tem mais cor em seu som que Van Gogh tinha em suas pinturas. Steve Vai

Em breve ele estaria recebendo inúmeras premiações por suas músicas, inclusive o Grammy para ‘Melhor Performance de Rock Instrumental’. Em 1997, Joe Satriani e Steve Vai convidaram Eric Johnson para a primeira turnê mundial do G3. Em 2000, Eric lançou um projeto paralelo, o Alien Love Child.

Estilo e Técnica
Eric Johnson tem um estilo próprio. Assim como sua própria personalidade, suas músicas são calmas e tranqüilas. Suas principais influências são de Django Reindhart, Wes Montgomery, e Eric Clapton – a partir das quais ele desenvolveu uma sonoridade Fusion, combinando rock, jazz, blues e country. Ao solar, Eric Johnson flui pelo braço da guitarra, extraindo melodias expressivas com velocidade incrível.

Conhecido por ser um virtuoso, a diversidade estilistica e a excelência técnica de Johnson conquistaram a admiração de Santana, B.B. King, e Stevie Ray Vaughn, que também foi um grande amigo seu. Sua técnica é o que mais caracteriza seus solos – o tempo todo ele utiliza saltos de cordas que são muito difíceis de se executar, além de possuir um timbre único, suave como um violino.

Guitarras: Fender Stratocaster, e Gibson ES-335.

Nenhum comentário:

Postar um comentário