domingo, 22 de setembro de 2013

[GUITARRISTAS] Neil Young

Nome: Neil Percival Young
Local de Nascimento: Toronto, Ontário, Canadá.
Idade e Data de Nascimento: 64 anos, nascido em 12/11/1945.
Casado com: Pegi.

O trabalho de Neil Young é marcado por letras profundas e pessoais, guitarra distinta, e uma instantaneamente reconhecível voz de tenor. Apesar de ele se acompanhar com diversos instrumentos – incluindo piano e gaita – seu estilo é mais conhecido pelo hammer-on no violão, e seus solos idiossincráticos na guitarra, algumas vezes rasgados, outras vezes polidos, sempre vêm com um som consistentemente evocativo.

Mesmo tendo experimentado uma variedade de estilos musicais, incluindo swing, jazz, rockabilly, blues, e eletrônica ao longo de sua carreira, suas músicas mais apreciadas geralmente caem entre duas categorias: rock folk acústico (ouvido em canções como ‘Heart of Gold’, Harvest Moon’ e ‘Old Man’), e hard rock, em músicas como ‘Cinnamon Girl’, ‘Rockin’ in the Free World’ e ‘Hey Hey, My My (Into The Black)’.

Em tempos mais recentes, Young passou a adotar elementos de novos tipos de música, como industrial e grunge, sendo este último profundamente influenciado pelo seu próprio jeito de tocar – como indicam os membros do Nirvana e do Pearl Jam.

    Young dirigiu um grande número de filmes usando o pseudônimo Bernard Shakey, incluindo Journey Through the Past – 1973, Rust Never Sleeps – 1979, Human Highway – 1982, e Greendale – 2003.

    Na lista dos “100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos” da revista Mojo, Young ficou em 9° lugar.

    Na lista dos “Maiores Compositores Vivos” da revista Paste, Young ficou em 2° lugar, atrás de Bob Dylan.

    Dois dos búfalos domesticados usados na produção do filme Dança com os Lobos foram emprestados por Neil Young.

Guitarra Favorita
Neil é um grande colecionador de guitarras de segunda mão, mas em apresentações e gravações, ele usa apenas algumas. Sua favorita é a Gibson Les Paul Goldtop, de 1953. Com o apelido de Old Black, essa é principal guitarra de Neil, e ela aparece em Rust Never Sleeps, além de muitos outros álbuns. Old Black recebeu seu nome por um trabalho amador de pintura aplicado sobre o corpo originalmente dourado do instrumento, algum tempo antes de Neil adquirir a guitarra no final dos anos 60.

Em 1972, ele instalou um captador hambucking, de uma Gibson Firebird, perto da ponte, substituindo um P-90 que era padrão nas guitarras Les Paul da época. Esse captador é considerado elementar no som de Neil Young. Um sistema de alavanca foi adicionado a guitarra em 1969, e pode ser claramente ouvido durante a abertura de ‘Cowgirl in the Sand’, do disco Everybody Knows This is Nowhere.



Nenhum comentário:

Postar um comentário